Aldeguer supera González e vence GP da Espanha da Moto2. Moreira cai e abandona

Fermín Aldeguer finalmente acertou um bom domingo na temporada 2024 da Moto2 e venceu o GP da Espanha após intensa batalha contra Manuel González. Em prova de recuperação, Joe Roberts ainda terminou na segunda posição

Fermín Aldeguer finalmente teve um domingo de alegria na Moto2 2024. Depois de muitos problemas nas primeiras etapas do calendário, o espanhol venceu o GP da Espanha, em casa, fazendo uma enorme festa depois da bandeirada.

Mas para levar o GP da Espanha, o piloto da SpeedUp precisou de muito esforço, em dura batalha contra Manuel González. Quando conseguiu, porém, abriu boa vantagem para sair de Jerez com os 25 pontos.

No fim, Joe Roberts foi o brilho da prova, com diversas ultrapassagens. O americano terminou na segunda posição depois de superar González, que completou o pódio na prova espanhola. Sergio García e Albert Arenas ficaram no top-5.

Ai Ogura foi o sexto colocado, seguido por Tony Arbolino, Jeremy Alcoba, Celestino Vietti e Somkiat Chantra fechando a lista dos dez melhores.

Fermín Aldeguer comemorou muito o triunfo em Jerez (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Diogo Moreira chegou a fazer boa largada, mas depois caiu para a sétima posição. O brasileiro, no entanto, caiu quando brigava pelo nono lugar em Jerez e acabou abandonando a disputa.

Após a etapa espanhola, a Moto2 tem novo líder do campeonato. Joe Roberts tomou a dianteira, com 69 pontos, seguido por Sergio García, com 64. Com a vitória, Fermín Aldeguer foi para terceiro, com 54, seguido por Manuel González, com 46. O brasileiro Diogo Moreira aparece em 22º, com dois pontos marcados.

A largada do GP da Espanha de MotoGP, em Jerez de la Frontera, está marcada para as 9h (de Brasília), deste domingo (28). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Saiba como foi o GP da Espanha de Moto2:

O sol voltou a ficar presente em Jerez, com temperaturas de 18ºC no ar e 35ºC na pista para as 21 voltas no circuito espanhol.

Na largada, Manuel González partiu melhor e assumiu a liderança, deixando Fermín Aldeguer em segundo, mas o #54 rapidamente retomou o posto.

Ainda na primeira volta, no fim da reta oposta, González assumiu a liderança mais uma vez. Sergio García largou bem e saltou para o terceiro lugar enquanto Diogo Moreira perdeu duas posições e caiu para sétimo.

A largada do GP da Espanha de Moto2 (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

A segunda volta começou com García indo para o ataque e pressionando Aldeguer na briga pela segunda posição, mas o pole conseguiu se segurar dos ataques iniciais.

A primeira vítima do dia foi Senna Agius, que bateu na traseira de Zonta van den Goorbergh e saiu decolando. Logo depois, Bo Bendsneyder também foi ao solo e abandonou a disputa em Jerez.

Na quarta volta, González fez a melhor volta em 1min41s028, mas Aldeguer seguia apenas 0s3 atrás. García, por outro lado, perdeu contato com a dupla da frente. Atrás, Albert Arenas superou Jake Dixon e tomou o quarto lugar.

A disputa entre Fermín Aldeguer e Sergio García no início do GP da Espanha (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

A traiçoeira pista espanhola seguiu derrubando pilotos. Dessa vez, foi Xavier Artigas no chão, ao perder o controle da dianteira da moto.

Marcos Ramírez foi para o ataque na briga pela quinta posição, mas levou uma fechada de Dixon e perdeu posições para Joe Roberts e Diogo Moreira na curva seguinte.

González e Aldeguer passaram a abrir vantagem e começaram a se distanciar do restante do pelotão. Na quarta volta, González errou na entrada da reta oposta e foi superado, mas se recuperou metros depois e voltou para a liderança.

Joe Roberts ultrapassa para ganhar terreno na MotoGP (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na sétima volta, Aldeguer voltou a pressionar, superando González. O #18 tentou retomar a ponta, mas imediatamente levou o troco e caiu para a segunda colocação. Enquanto isso, Roberts superava Arenas e subia para a quarta posição.

Mais atrás, Moreira não conseguia manter o ritmo das primeiras voltas e caiu para a nona posição depois de ser superado por Tony Arbolino.

No nono giro, mais uma vítima em Jerez. Dixon perdeu o controle da traseira da moto na última curva da pista e escorregou lentamente para a caixa de brita. Mesmo assim, conseguiu se levantar sozinho e retornou para a prova em 24º.

Fermín Aldeguer e Manu González travaram um belo duelo pela ponta (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Roberts fez 1min41s211 e cravou a melhor volta da prova, diminuindo a diferença para García e ficando apenas 1s2 atrás do espanhol. Na frente, Aldeguer abria 0s6 para González.

Em prova de recuperação depois do acidente na classificação, Alonso López superou Moreira na volta 11 e subiu para o oitavo lugar.

Roberts seguiu diminuindo a vantagem. Na última curva na volta 12, García errou e o americano abriu caçada. Logo depois, outro erro do piloto da MSi abriu espaço para a ultrapassagem de Roberts, que subiu para terceiro.

No início da 13ª volta, Moreira perdeu o controle da moto na entrada da reta durante disputa com Ai Ogura, caindo e abandonando a prova.

Fermín Aldeguer e Manu González trocaram manobras em Jerez (Vídeo: DIvulgação/MotoGP)

Durante a prova, mais um incidente. Dessa vez, inusitado. Alex Escrig caiu na entrada da reta, mas a moto continuou andando, atravessou a pista e bateu com força no muro dos boxes. Felizmente, ninguém se feriu, mas foi um grande susto.

Na frente, Aldeguer ficou confortável e abriu 1s6 de vantagem para González, com Roberts se aproximando do piloto da Gresini na briga pelo segundo lugar. Ao mesmo tempo, Ramírez foi outro a cair e sair da disputa.

A quatro voltas para o fim, Roberts colou de vez na traseira de González, ficando apenas 0s3 atrás. García, por outro lado, não conseguia acompanhar o ritmo e ficou na mira de Arenas.

A moto de Alex Escrig cruzou a pista no meio do pelotão (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

No mesmo giro, Alonso López foi ao solo. O espanhol se desequilibrou na entrada da reta principal e ainda tentou voltar para a disputa, mas sem sucesso.

Na volta 19, Roberts mergulhou por dentro na curva 8, chegou a passar, mas levou o troco de González. O americano, porém, não desistiu e assumiu a segunda posição a três voltas para a bandeirada final.

No fim, nada mudou nas primeiras posições. Vitória de Aldeguer, com Roberts e González no pódio. Ainda houve tempo, porém, para queda de Jaume Masià a duas curvas para a bandeirada.

Moto2 2024, GP da Espanha, Jerez, Corrida:

1F ALDEGUERSpeedUp Boscoscuro35:36.31621 voltas
2J ROBERTSAmerican Racing Kalex+1.287 
3M GONZÁLEZGresini Kalex+1.568 
4S GARCÍAMSI Kalex+6.226 
5A ARENASGresini Kalex+8.059 
6A OGURAMSI Kalex+12.490 
7T ARBOLINOMarc VDS Kalex+13.346 
8J ALCOBAYamaha VR46 Kalex+13.489 
9C VIETTIRed Bull KTM Ajo Kalex+14.508 
10S CHANTRAHonda Team Asia Kalex+19.693 
11F SALACMarc VDS Kalex+20.045 
12I GUEVARACFMOTO Aspar Kalex+21.779 
13Z VD GOORBERGHRW-Idrofoglia Kalex+27.993 
14D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo Kalex+32.146 
15M FERRARIGresini Kalex+41.158 
16M AJIHonda Team Asia Kalex+41.953 
17X CARDELUSFantic Kalex+42.591 
18J NAVARROForward Factory Team+46.933 
19D BINDERHusqvarna Intact GP+1 volta 
20X ARTIGASForward Factory Team+4 voltas 
21J MASIÀPertamina GAS UP KalexNC 
22J DIXONCFMOTO Aspar KalexNC 
23A LÓPEZSpeedUp BoscoscuroNC 
24M RAMÍREZAmerican Racing KalexNC 
25A ESCRIGForward Factory TeamNC 
26D MOREIRAItaltrans KalexNC 
27B BALTUSRW-Idrofoglia KalexNC 
28D FOGGIAItaltrans KalexNC 
29S AGIUSHusqvarna Intact GPNC 
30B BENDSNEYDERPertamina GAS UP KalexNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.